Quando o cérebro toma milhares de decisões por minuto somente no subconsciente, é que conseguem influenciar o que cada um quer, sem que o próprio se aperceba, é o chamado “Priming”.
Priming são dicas subtis, que influenciam os nossos actos/decisões, assim como uma forma de desviar o processo de decisão consciente, trabalhando somente com o subconsciente.
Para terem uma noção, Todorov fez um estudo que revelou que o nosso cérebro tem a capacidade de decidir se confia ou não em alguém apenas num décimo de segundo após ver o rosto dessa pessoa.
E agora talvez fiquem surpreendidos! É que quanto mais feminino fôr o rosto, mais confiável se torna para quem o visualiza, por isso, meninas aproveitem este poder que agora já sabem que têm e conquistem o Mundo!
Foi também feito um estudo por Daniel Kahneman, que complementa o que referi anteriormente, pois foi através do mesmo que descobriram o “Efeito de Prioridade”.
Aqui foi provado que o cérebro começa a fechar após a primeira ou a segunda palavra, não prestando muita atenção às informações seguintes pois já foi decidido em primeira instância.
Quando obtemos a primeira informação, o nosso cérebro usa-a para “colorir” os nossos pensamentos, fazendo do que nos transmitiram inicialmente, o mais importante em toda a conversa.
Hoje em dia, temos tantas actividades, que se torna importante nos comportarmos de forma rápida e eficiente e para isso o nosso cérebro assume o “modo automático” sem que possamos dar por isso.
Os Markeeters usam o Priming para “convencer” o consumidor a comprar a marca ou produto que planeiam vender.
Como exemplo, fiz um desenho. Não se riam, porque este não é, de todo, o meu talento, no entanto dá para entender o “processo”.
4 Comments
Agora deixaste-me a pensar!…
É bom pensar-mos um pouco nestas coisas para nos precaver-mos, e também para triunfar um pouco na vida, cativando os outros. Começando talvez… com um sorriso?!
Era esse o objectivo Marília. Trata-se de um tema que não temos por hábito dar importância, mas se encararmos como uma dica, pode mudar o nosso rumo. 😉
Podes não ter talento para o desenho mas fizeste-o de uma forma simples e que dá para perceber perfeitamente a explicação do que é o “Priming”.
Pois é dá que pensar,certamente depois de se ler este magnifico texto damos por nós a pensar o quanto nos iludimos e o que costumámos comprar depois de termos visto determinado anuncio de publicidade.
A verdade é que o Priming é uma excelente ferramenta de Marketing. Todos nós, temos é de saber como usá-la a nosso favor! 😉