No passado Domingo fui à Vila de Monchique.
Aproveitei para degustar alguns sabores da “Rota do Petisco”, pois este é o primeiro ano em que esta Vila é envolvida e as espectativas eram altas.
Passeei-me pelas ruas de Monchique, sentindo na face aquela aragem fresca comum desta zona, até que cheguei à Casa Maio.
Este estabelecimento, com um ar rústico, trouxe-me a sensação do que é uma boa bifana.
Apresentaram-me um pãozinho fofo e fresco, com a sua parte interior recheada de finas fatias de carne de porco anteriormente marinada, acrescentando um sabor intenso àquela iguaria.
Para terem uma noção, eu adoro picante, mas a bifana estava tão boa que acabei por nem colocar uma única pinga.
De barriguinha bem servida, retomei a minha jornada até ao próximo ponto que me despertara interesse, o Restaurante A Charrete.
Aqui relembrei antigos sabores adormecidos na minha memória! Fui apresentada a um petisco simples mas completo, que dantes era de pobre e hoje é um luxo ser degustado. Trata-se de Pão com Conduto.
Antigamente o conduto era o acompanhamento do pão, ou seja, se eu pusesse banha no pão, era pão com conduto e se fosse pão com carne, seria pão com conduto de igual forma.
Mas continuemos com o prato da Rota do Petisco, apresentado pelo Restaurante A Charrete: Trata-se de uma espetadinha de morcela de arroz (molhe), chouriça e morcela de farinha. A adicionar a estas delícias ainda completam o prato com azeitonas muito bem condimentadas e carne temperada na banha.
Rendidos?! Eu fiquei, mas não foi aqui que terminei a minha busca dos bons petiscos em Monchique.
Fui terminar a jornada no Restaurante Fonte dos Chorões, onde não podia deixar de provar a famosa Bochechinha de porco à Monchique.
Tive de esperar um pouco, pois é um prato exigente em termos de cozedura, mas mereceu o valor, sem dúvida, pelo sabor desta iguaria, assim como pela textura de carne de qualidade, que se sentia a desfazer nas papilas gustativas.
E foi assim este meu Domingo, passado nesta bela Vila de Monchique.
8 Comments
Espetacular… !!!!
Obrigada Manuela. Espero continuar a corresponder às espectativas. Beijo
Este ano foi bom, no próximo ano vai ser melhor!
Vai pois. No próximo começamos a ronda mais cedo.
Monchique que tem tanta beleza escondida, até na comida a tem!
É muito bom descobri-la em boa companhia.
Sim, é verdade, principalmente se fôr a companhia da família.
Não há nada mais reconfortante do que uma terra com cheiro a natureza e comidas que aquecem o coração.
🙂