O ABC do Vinho para impressionar a cara-metade!

Janeiro 31, 2016

Como nos estamos a aproximar do dia de S. Valentim, e quero que o vosso encontro seja um sucesso, decidi vos dar umas dicas de como “fingirem” que percebem de vinhos!

São apenas alguns conselhos básicos de uma humilde apreciadora de vinhos e que poderão ser uteis, tal como aqueles livros “…para totós”.

O que interessa é que se me perguntassem há 15 anos atrás se apreciava vinho, eu responderia imediatamente que não.

Trata-se de uma bebida que tem de ser apreciada, e a partir do momento em que nos predispomos a aprender, entraremos num mundo repleto dos mais variados géneros e sabores.

Vamos então passar às regras que deverão seguir quando levarem a vossa namorada/o a sair, mas antes, quero dar um alerta aos homens: – Perguntem à vossa companhia se ela percebe de vinhos.

É que se assim for, podem-lhe pedir que escolha o vinho, informando também ao empregado que lhe dê a provar a ela, e é aqui que ganharão logo pontos!

Essa pergunta inicial também vos ajudará a entender se poderão alargar ou não os vossos comentários.

Passemos às 6 regras que acho mais importantes:

1ª O copo tem de ser sempre agarrado pelo pé, de forma a não alterar a temperatura do vinho (fotos abaixo);

2ª Agitem o copo como se estivessem a mexer um bolo tranquilamente, para que o vinho vá ondulando no interior do recipiente e faça sobressair os aromas. Cheirem em seguida;

3ª Ao sorverem o vinho, (sem barulho é claro), saboreiem com calma, engulam e digam com confiança ao empregado – Pode servir!;

4ª Quando o empregado se afastar, peguem no guardanapo (foto abaixo), se for branco e ponham por detrás do copo ligeiramente inclinado de forma a verem a cor do vinho. Se o guardanapo não for branco, façam-no com a toalha de mesa que poderá ser dessa cor. A este ponto não precisam de comentar porque possivelmente a vossa companhia vai vos perguntar o que estão a fazer. Se for o homem a fazer este gesto, não vale a pena dizer que cor estão a ver, pois as mulheres têm, consideravelmente, uma maior aptidão para essa área. E o homem aqui poderia se “espalhar ao comprido”, quando dissesse: – Este vinho é “cor de vinho”! 😉

5ª Sorver mais um pouco, logo após o acto do guardanapo/toalha, e sentir! Se não conseguirem decifrar características, então digam: -É um vinho agradável!

6ª Esta é a regra só para os mais corajosos, pois acarreta alguns riscos. Aproveitem uma ida à wc ou uma distração da vossa companhia e virem o rótulo do verso da garrafa para vocês, sem que a pessoa note. Depois, disfarçadamente leiam as características (ex. nota de frutos silvestres, equilibrado, floral,…) e após beberem mais um gole aproveitem para encaixar na conversa esses pormenores que “detectaram”, pegando na garrafa em seguida para confirmar e mostrando se surpreendidos por ter acertado. A outra pessoa com certeza ficará impressionada.

Em seguida, não falem mais no vinho, e deixem o vosso jantar fluir! Podem ter a certeza que começaram bem!

 

fotoabcvinho1fotabcvinho2fotoabcvinho4

 

Você também pode gostar de

1 Comment

  • Reply Marília Duarte Segunda, 1 de Fevereiro de 2016 at 09:42

    Isto é que é uma lição para quem quer impressionar! sim senhor, muito bem!
    É de aproveitar as sugestões, que nem sempre aparecem, e agradecer a quem as dá.

  • Comentar