Monchique volta a surpreender, organizando pelo primeiro ano, o Festival do Medronho!

Novembro 28, 2015

Foi no passado fim-de-semana, que a Autarquia de Monchique, com o apoio de cerca de 22 Produtores de Medronho do concelho, realizaram este Festival que a tantos satisfaz!

Todos sabemos que Monchique é reconhecido pela sua produção de medronho de qualidade, e foi, com certeza, por esse motivo que a APAGARBE (Associação de Produtores de Medronho do Barlavento Algarvio) se juntou à Câmara Municipal de Monchique e a alguns Produtores, nesta iniciativa.

O Evento teve início na Sexta dia 20 de Novembro, pelas 9h, em forma de Congresso, para aqueles curiosos e não só, que se interessam pela complexidade que caracteriza o medronho, tornando-o nesse alimento ou bebida tão especial.

Para terem uma noção, até houve um momento de Showcooking, em que a Cátia Santos (Participante no “RTP Chefs Academy”) elaborou cuidadosamente um prato de lombinhos de porco com medronho e batata-doce. Ummm…

Pelas 19h do mesmo dia, chegou o momento que muitos já esperavam com uma certa impaciência- A Inauguração Oficial do Festival do Medronho.

Foi aí que chegou a altura de todos descontraírem e provarem as variadas qualidades de aguardentes e licores de medronho, que enchiam o recinto.

Não tive oportunidade de ir no Domingo, mas poderia ter ido sem qualquer custo acrescido, pois os 3€ que paguei serviam para os dois dias, para além de dar direito a um copinho para prova daqueles néctares.

E não pensem que a organização do Festival de Medronho, deixou escapar algum pormenor, pois ainda tive o prazer de assistir a uma Competição de Flair Bartending, com a manobragem constante de garrafas e copos em piruetas diversas e sempre com o bom humor de quem executava estas difíceis tarefas.

Posso-vos dizer que aprendi que o gelo pode fazer sobressair as características de uma boa Aguardente de Medronho, no entanto não deixo de beber o medronho como sempre me deu prazer: natural e em pequenos copos, mais concretamente, os ditos “mosquitinhos”.

Aqui têm um exemplo de até onde Monchique vos pode levar!festival1festival2festival3festival4festival5festival6festival7festival8festival9festival10festival11festival12festival13festival14festival15festival16festival17festival18festival19

Você também pode gostar de

1 Comment

  • Reply Marília Duarte Segunda, 30 de Novembro de 2015 at 07:38

    Não posso deixar de dizer, o que mais aprecio neste blog: é a muita diversidade de temas, que vai desde a moda até eventos destes.
    Parabéns por tanta iniciativa!

  • Comentar