Festival da Batata-doce Aljezur 2015!

Dezembro 5, 2015

Caros amigos, foi no passado fim-de-semana que decorreu mais um Festival da Batata-doce na bela localidade de Aljezur!

Não foram?! Então terá de ficar para o ano!

Se não foram, devido à distância onde fica o recinto do evento, então fiquem a saber que perderam um passeio de comboio!…Sim disse comboio: É que a autarquia disponibilizou um comboio e um autocarro para deixar os visitantes do Festival à porta do mesmo.

Eu fui de autocarro, mas o comboio foi um sucesso, principalmente para as crianças!

Chegando ao Evento, senti um aroma no ar, dos cozinhados que estavam a confecionar. Depois, apesar da multidão, que congestionava de certa forma a passagem, segui por uma das ruelas do Festival.

O primeiro stand que me captou a atenção foi o da Malagueta Encantada, onde degustei duas geleias de malagueta. Comecei pela mais suave e depois provei a geleia mais picante!

Devo-vos confessar que primeiro não senti nada, mas pouco depois fiquei com uma dormência na língua! Foi uma experiência muito interessante!

Da Malagueta Encantada ainda descobri que produzem Azeite com Malagueta, Doces de Malagueta, e até Flor de Sal Picante!

Mas como havia ainda muito que ver, segui o meu caminho, olhando curiosamente, para tudo ao meu redor.

Passei por bancadas de Mel, Especiarias, Trabalhos manuais em Renda e outros materiais, Chocolate picante e Figos em chocolate, Bebidas do Algarve (Gins e Licores),…

Para terem uma noção, até encontrei Doce de Batata-Doce e cheguei mesmo a provar Licor da mesma, que quero vos confessar, é uma delícia!

Outro produto que não poderia faltar e de que nós, algarvios, não prescindimos nestes eventos, foram os enchidos!

Fiquei perdida com a variedade de produtos que encontrei, nomeadamente, na Feiteirinha!

Comecei por olhar imediatamente para os torresmos, que tanto nos desencaminham.

Seguidamente apreciei a beleza de um monte de morcelas, chouriças e farinheiras cuidadosamente empilhadas para sobressair ao olhar dos visitantes.

Para além de tais produtos ainda encontrei presunto devidamente embalado e aquelas pernas fantásticas que não poderiam faltar a um evento tão importante como, o Festival da Batata Doce de Aljezur!

No final, poderia lá jantar, mas o caminho de regresso era longo e fiquei tão surpreendida por encontrar ali Pizza (Pizzaria A Bica), que comprei uma porção para comer no caminho, e acreditem, estava divinal!

 

Marcas, Artesãos ou Produtores referidos neste Post: Malagueta Encantada (email. malaguetaencantada@gmail.com), ChocoFigo (email. chocofigo@gmail.com), Roupas e Acessórios de Teresa Costa (email. iolandasofiaa@hotmail.com), Presuntos e Enchidos Tradicionais Feiteirinha (email. anamariacanelas@sapo.pt), Licores Regionais da ShilbNature Lda. (email. talurdinha@hotmail.com).

 

 

batatadoce1batatadoce2batatadoce3batatadoce4batatadoce5batatadoce6batatadoce7batatadoce8batatadoce9batatadoce10batatadoce11batatadoce12batatadoce13batatadoce14batatadoce15batatadoce16batatadoce17batatadoce18batatadoce19batatadoce20batatadoce21

Você também pode gostar de

1 Comment

  • Reply Marília Duarte Domingo, 6 de Dezembro de 2015 at 14:31

    Um festival tão completo, como esse da Batata Doce, – a mim, deixa-me quase sem comentários: mas, licor de batata doce?… gostava muito de experimentar!

  • Comentar