A Persuasão através do Priming

Outubro 16, 2015

Quando o cérebro toma milhares de decisões por minuto somente no subconsciente, é que conseguem influenciar o que cada um quer, sem que o próprio se aperceba, é o chamado “Priming”.

Priming são dicas subtis, que influenciam os nossos actos/decisões, assim como uma forma de desviar o processo de decisão consciente, trabalhando somente com o subconsciente.

Para terem uma noção, Todorov fez um estudo que revelou que o nosso cérebro tem a capacidade de decidir se confia ou não em alguém apenas num décimo de segundo após ver o rosto dessa pessoa.

E agora talvez fiquem surpreendidos! É que quanto mais feminino fôr o rosto, mais confiável se torna para quem o visualiza, por isso, meninas aproveitem este poder que agora já sabem que têm e conquistem o Mundo!

Foi também feito um estudo por Daniel Kahneman, que complementa o que referi anteriormente, pois foi através do mesmo que descobriram o “Efeito de Prioridade”.

Aqui foi provado que o cérebro começa a fechar após a primeira ou a segunda palavra, não prestando muita atenção às informações seguintes pois já foi decidido em primeira instância.

Quando obtemos a primeira informação, o nosso cérebro usa-a para “colorir” os nossos pensamentos, fazendo do que nos transmitiram inicialmente, o mais importante em toda a conversa.

Hoje em dia, temos tantas actividades, que se torna importante nos comportarmos de forma rápida e eficiente e para isso o nosso cérebro assume o “modo automático” sem que possamos dar por isso.

Os Markeeters usam o Priming para “convencer” o consumidor a comprar a marca ou produto que planeiam vender.

Como exemplo, fiz um desenho. Não se riam, porque este não é, de todo, o meu talento, no entanto dá para entender o “processo”. Priming

Você também pode gostar de

4 Comments

  • Reply Marília Duarte Sábado, 17 de Outubro de 2015 at 16:14

    Agora deixaste-me a pensar!…
    É bom pensar-mos um pouco nestas coisas para nos precaver-mos, e também para triunfar um pouco na vida, cativando os outros. Começando talvez… com um sorriso?!

    • Reply Silvia Costa Domingo, 18 de Outubro de 2015 at 08:37

      Era esse o objectivo Marília. Trata-se de um tema que não temos por hábito dar importância, mas se encararmos como uma dica, pode mudar o nosso rumo. 😉

  • Reply Mónica de Oliveira Sábado, 7 de Novembro de 2015 at 11:59

    Podes não ter talento para o desenho mas fizeste-o de uma forma simples e que dá para perceber perfeitamente a explicação do que é o “Priming”.
    Pois é dá que pensar,certamente depois de se ler este magnifico texto damos por nós a pensar o quanto nos iludimos e o que costumámos comprar depois de termos visto determinado anuncio de publicidade.

    • Reply Silvia Costa Domingo, 8 de Novembro de 2015 at 12:14

      A verdade é que o Priming é uma excelente ferramenta de Marketing. Todos nós, temos é de saber como usá-la a nosso favor! 😉

    Comentar